segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O fascínio da fotografia

     Sabia que a primeira fotografia alguma vez tirada remonta ao ano de 1826 e foi "artísticamente" concebida por um inventor Francês chamado Nicéphore Niépce?

     E sabia que a primeira fotografia a ser colorizada foi feita por um físico e matemático britânico chamado James Maxwell em 1861?


     As fotografias a preto e branco têm a particularidade de nos fazer levar a um momento tão longinquo quanto a própria existência do objecto modelo da objectiva. Têm a capacidade de eternizar um instante tão particular, exato e extinto que poderá anos mais tarde ser sentido e "vivido" por um outro ser humano. 

     Não há dúvida que o preto e branco enaltece e hiperboliza a nostalgia que sentimos de uma época, de um lugar...e principalmente de uma pessoa. Mas quantas vezes não caímos no desejo de poder vislumbrar as cores originais do papelinho que nos alimenta a vista?! Assim, e para que possamos alimentar esta colorização mental que tantas vezes fazemos ao ver uma fotografia "sem cor", um dos brutus, dos três sacanas sem lei, resolveu escolher algumas das que o mais fascinam:
Baltimore, 1939

Descanso de soldados 1863  

    Carolina do Norte, 1939

Ginásio do Titanic 1912

Hitler

Guerra Civil Americana
Charlie Chaplin

Abraham Lincoln


 Lewis Powell- conspirador do homicídio de Lincoln 
 Índio, 1910

Monge budista em protesto, 1963

Clint  Eastwood, 1960

Louis Armstrong a tocar para a sua mulher em 1961

Água exclusiva a negros
Nova Iorque, 1900

Prisioneiros resgatados na II grande guerra

 Grande depressão 1929-30

Grande depressão 1929-30

0 comentários:

Postar um comentário