domingo, 18 de janeiro de 2015

Malik Bendjellol e "Searching for Sugarman"

Foi com grande pesar que recebemos no passado ano a notícia da morte do realizador sueco Malik Bendjelloul aos 36 anos. Foi notável o seu trabalho realizado com o documentário Sugarmar, vencedor do Óscares da Academia para melhor documentário em 2013. Confesso que, em miúdo, quando comecei a interessar-me por cinema foi crónica a opção pelos grandes filmes de Hollywood em detrimento do género de documentário. No entanto, nas últimas edições dos Óscares da Academia tenho dado especial atenção a este género que muitas vezes passa despercebido. 
"Searching for Sugarman" (tradução em português "Procurando Sugar Man"), para além de ter uma banda-sonora muito forte ao nível da musicalidade das letras escritas entre os anos 60 e 70, é um indagar pela vida desconhecida de um cantor, o qual depois da fama dos anos 70 com dois álbuns editados, foi perdido o seu rasto. 
Mas não se trata de um cantor qualquer. Malik Bendjelloul, ouviu pela primeira vez Sixto Rodriguez na Cidade do Cabo e daí despertou a sua curiosidade sobre o paradeiro do cantor. Fazendo parte do showbiz musical, a lenda sobre o seu destino desenvolveu-se ao longo de quatro décadas. Durante esse tempo, correram os boatos dizendo-se que Sixto Rodriguez se suicidou em plena atuação em palco imolando-se com fogo. 
Ouvi pela primeira vez Rodriguez no ano de 2003 através do álbum de David Holmes and The Free Association, "Come Get It, I Got It" de 2002. Na verdade, para mim a música de Rodriguez não se tratou de "mais uma faixa" da compilação como a versão da grande "Purple Haze" de Jimi Hendrix. Foi novidade. Na música "Sugarman" percebi logo que se tratava de uma voz especial. Tive a sorte de viajar à Cidade do Cabo em 2009 mas não tive o fado de Malik em descobrir a lenda de "Sugarman" por terras de Mandela.
A descoberta por entre o rasto da música de Sixto Rodriguez é o que incendeia o documentário do princípio ao fim. Malik é heroi em ter conseguido retratar uma fama que se desfez com o tempo e ao mesmo tempo trouxe-nos de volta o cantor e a lenda, essa para tirar a limpo!

Bem-haja Malik Bendjellol!!!

0 comentários:

Postar um comentário